Segunda via de Boletos

Pastor de Shetland - O Companheiro obediente

Um cão não tão popular no Brasil, porém muito esperto e de ótimo temperamento, o Pastor de Shetland, é um cão do tipo pastor, ou seja, um cão de guarda. Também conhecidos como “Sheltie”, os cães desta raça são obedientes, agradáveis e amorosos com os donos. São muito companheiros e gostam de conviver em família.


Pastor-de-shetland-capa

No ranking das raças mais inteligentes, ele está em 6º lugar, por isso, é um cão de fácil adestramento. O treinamento adequado é importante para esta raça, pois, por ser do tipo pastor, pode latir em demasia.

Origens e histórico do Pastor de Shetland

Este cão é originário da Escócia, mais precisamente das Ilhas Shetland, de onde deriva sua nomenclatura. Seus ancestrais são os mesmos do Collie e Border Collie. Com estas outras raças o pastor de Shetland tem em comum a inteligência. O Border Collie é considerado o cão mais inteligente, segundo o estudo realizado pelo autor americano, pesquisador neuropsicólogo, Stanley Coren.

No início do século XX, este cão era apresentado como Shetland Collie, porém, os criadores de coollies eram contra a utilização do nome. Por ser um cão criado para o pastoreio, ficou com a alcunha de Pastor.  

Atualmente, esta raça é muito popular, pois se tornou um cão muito adaptável a diversos ambientes, com tamanho mediano e temperamento dócil.

Como se comporta o Pastor de Shetland

O Sheltie é esperto e tem facilidade para o adestramento. Trata-se de um cão sensível e amoroso. Por isso, donos que possuem personalidade afetuosa combinam mais com este cachorro.

O Pastor de Shetland gosta de brincar e de ficar acompanhado. Ele se dá muito bem com crianças e pessoas de todas as idades. Esta raça é muito obediente e de fácil entrosamento com todos os membros da família.

Assim como todos os cães, é importante para esta raça, praticar exercícios físicos. O Sheltier não é do tipo esportivo extremo, mas gosta de caminhadas e brincadeiras ao ar livre. Ele tem bastante energia, por isso, é importante que realize atividades para que, em casa, relaxe.

É um cão que pode latir bastante. Para ensiná-lo, é recomendável dar-lhe disciplina desde pequeno. Com a adequada orientação do dono e/ou treinador, este costume não incomodará a família (nem a vizinhança).

O Sheltie gosta de ambientes harmônicos. Sua personalidade geralmente não compatibiliza com atitudes mais agressivas ou gritos. Eles podem ser um pouco reservados com estranhos e até rosnar, caso desconhecidos queiram passar a mão ou chegar muito perto. Dificilmente atacam.

É um cão animado, mas não é excessivamente ativo, por isso, pode ser adotado por pessoas que vivem em apartamentos, sem problemas. Cachorros desta raça são companheiros e cuidadores, principalmente, com crianças pequenas.

Cuidados com o Pastor de Shetland

Os pelos do Sheltie são densos e compridos. Para que não embaracem e tenham sempre ótima aparência, seus pelos devem ser escovados a cada 2 dias, no mínimo. Ele solta bastante pelo.

Por causa da pelagem densa, há de se ter cuidado nos banhos, pois o animal pode não secar completamente de um dia para outro. O acúmulo de umidade, além de abaixar a imunidade do cão, ocasionando resfriados, pode levar ao aparecimento de fungos.

Por isso, é recomendável que o dono leve o pastor de Shetland para tomar banho em locais especializados. Caso não seja possível, devem-se verificar dicas de procedimentos e produtos para banho a seco com o veterinário ou especialista, pois, dependendo de sua região, clima e produtos à disposição, pode haver várias soluções.

A tosa curta também não é recomendada. Para realizar o corte dos pelos, o ideal é que o dono recorra a um especialista, pois há de se ter cuidados com os pelos das diferentes regiões do corpo, como orelhas.

Assim como ocorre com todos os cães, deixar um Sheltier fechado em casa não é saudável para ele. É necessário que o animal tenha seu tempo ao ar livre, exercitando-se e brincando, principalmente quando mais jovens. Quando mais idosos é ainda importante que realizem caminhadas com menos vigor.

Alimentação balanceada e outros cuidados específicos poderão ser indicados pelo veterinário. De maneira geral, é um cão com resistência e bom desenvolvimento.

A principal preocupação de quem deseja adquirir um pastor de Shetland deve ser, portanto, com a harmonia no lar e a disposição para dar muita atenção e carinho ao seu bichinho.


Otras noticias Raças