Segunda via de Boletos

Minskin - Um gatinho estilo "anão"

Considerada uma raça bastante exótica, o Minskin é um gato de porte pequeno e com aparência incomum, o que pode causar estranheza para algumas pessoas. Suas patas são curtas, as orelhas grandes e a sua pelagem é quase inexistente.


Minskin_capa

Acontece que, ao contrário do que muitas pessoas acham, ele não é um gato totalmente pelado, na verdade ele possui uma levíssima penugem acetinada por todo o corpo, podendo ser mais visível nas patas e cauda.

Apesar dessa aparência estranha, o Minskin é um felino bem atraente que cativa profundamente quem convive próximo a ele.

Origem e história da raça

O Minskin é uma das raças que fazem parte da série de criações chamada de anãs, criadas a partir da mistura de um Munchkin com diversas outras raças de gatos. Especificamente, a criação do Minskin veio do desejo de um criador de Boston (Massachussets), que visava um gato com pernas curtas e pelo somente em suas extremidades.

Com essa ideia em mente, ele cruzou os Munchkin e Sphynx, esperando desenvolver a nova raça que herdasse as pernas curtas do Munchkin e a pelagem, ou a falta de pelos, do Sphynx. Mas, para chegar ao resultado que desejava, foi preciso misturar exemplares das raças Devon rex e Burmese, até, finalmente, criar o gato sonhado, no ano de 2000.

A raça ainda é bem rara, em 2005 eram apenas 50 exemplares registrados e, embora nenhuma associação a tenha reconhecido oficialmente, está ganhando cada vez mais popularidade.

A nova raça se parece com os gatos da raça Sphynx, só que com tamanho menor.

Comportamento

Uma ótima companhia para toda a família, o Minskin é gato dócil, afetuoso e que adora estar cercado de pessoas. Ele se torna rapidamente amigo das crianças, de outros gatos e animais e até mesmo de pessoas desconhecidos.  

Este pequeno gato é muito amigável e tão brincalhão que vai entreter todos da família com suas travessuras atléticas, como correr por toda casa. Sim, mesmo sendo um felino de baixa estatura e com aparência atarracada, o Minskin tem toda a agilidade de qualquer outro gato. 

No entanto, suas pernas curtas impedem que ele realize saltos com a mesma distância que os outros gatos, que têm pernas maiores. Mas isso não é o problema! Com toda inteligência que possui, este gato descobre rapidamente maneiras rápidas e eficientes para chegar aos lugares que parecem fora de seu alcance.

Por causa da sensibilidade da sua pele, esta raça é mais adequada para viver em espaços internos, como apartamentos, onde é possível regular a temperatura e a quantidade de sol a qual será exposta.

Cuidados básicos

O Minskin é um gato que não apresenta quase nenhum pelo em seu corpo, mas nem por isso dispensa os cuidados básicos com a higiene.

É claro que, por ter pouco pelo, ele não precisa ser escovado, mas outros cuidados precisam ser tomados. O banho, por exemplo, deve ser dado mais de uma vez por mês com shampoo suave (do tipo para bebê) e sem muita esfregação para não irritar ou ressecar a pele. Produtos anti-pulgas devem ser evitados para evitar intoxicação.

É importante limpar as orelhas e as unhas semanalmente por causa do acúmulo de sebo e cera. Entretanto as unhas não devem ser cortadas, assim como os bigodes, pois eles são defesas naturais do animal (em nenhum gato, aliás).

A falta de pelo deixa o corpo do Minskin desprotegido e por esse motivo eles sentem bastante frio mesmo em dias quentes. É importante deixar sempre uma coberta em sua cama para que ele possa se esquentar ou mesmo agasalhá-lo sempre que o tempo esfriar um pouco.

Da mesma forma que não sabe lidar com o frio, essa raça não deve ficar muito tempo exposta ao calor ou ao sol, por causa de sua pele hipersensível. É importante aplicar protetor solar sempre que o gato for ter acesso a alguma área com exposição ao sol.

A alimentação também é um cuidado a ser considerado. Até 12 meses, o Minskin é considerado filhote e nessa fase, a quantidade de ração (específica para filhotes) deve ser de cerca de 40 gramas por dia. Após de um ano ele já é considerado adulto e sua alimentação deve diminuir para 30 gramas de ração por dia.


Other news Raças