Segunda via de Boletos

Dobermann - Um companheiro leal e aventureiro

A raça Dobermann é originária da Alemanha. Os primeiros registros do cão Dobermann constam de tentativas de cruzamento de várias outras raças com o objetivo de obter um cão fiel, leal e obediente. Os cães desta raça também são conhecidos por serem destemidos e aventureiros. Trata-se de um tipo de cão de guarda devido à sua inteligência e lealdade.


Doberman-capa

O Dobermann é um dos cães mais inteligentes e alertas que existem. É uma raça muito boa para treinamentos, pois é atento e obediente. Ele pode ser um pouco desconfiado com estranhos, porém não é, por natureza, um cão agressivo. Seu comportamento com crianças e visitas dependerá de sua criação.

A história da raça consta desde meados de 1900. Na época, Loius Dobermann, um cobrador de impostos alemão, realizou o cruzamento de algumas raças a fim de obter um cão companheiro e atento para acompanhá-lo em suas viagens de cobrança. Há registros de que ele cruzou o Pastor Alemão e o Pinscher Alemão. Também houve cruzamentos com o Manchester Terrier, o Greyhound e o Weimaraner.


Porte físico e características do Dobermann

Os cães desta raça são grandes e fortes. O corpo é musculoso, forte e capaz de estabelecer movimentos amplos e rápidos. Os machos medem, em média, de 65 a 71 cm de altura e as fêmeas, um pouco menores, de 60 a 66 cm. Seu peso varia de 30 a 40 quilos, dependendo das condições físicas.

Seu crânio é achatado e o focinho, alongado. Sua cor mais comum é o preto com manchas marrons, mas há tipos avermelhados e azulados. Sua pelagem possui manchas, geralmente acastanhadas, sobre olhos, focinho, pescoço, peitoral, pernas e sob o rabo. Seu pelo é curto e brilhante.

É uma raça recomendável para pessoas que gostam de esportes ao ar livre, tenham espaço para criação e gostem de cachorros espertos e treinados. Apesar de aventureiros e fieis, não são a melhor opção para crianças pequenas, que não saberão contribuir com seu treinamento, nem para idosos, pois, devido ao seu grande porte, pode ser difícil para um idoso, conduzi-lo à um passeio, por exemplo.


Comportamento: Dobermanns podem ser dóceis e obedientes segundo a criação

Muitas pessoas temem cães desta raça por serem grandes e por terem ouvido relatos de casos de agressividade. Porém, como acontece em praticamente todas as raças, a tendência de atacar pessoas dos cães é proveniente de sua criação.

O Dobermann é um cão altamente treinável. Sua personalidade é atenta e seu nível de inteligência é alto, respondendo rapidamente a treinamento e comandos do dono. Este cão gosta de praticar atividades, portanto é importante que seu dono tenha tempo e interesse em realizar brincadeiras “educativas”, para que o animal sinta-se útil e ativo. Entre uma brincadeira e outra, não se esqueça de oferecer um petisco para estimula-lo.

Desde jovem, o cão deve ser sociabilizado em todos os ambientes possíveis: ao receber visitantes ou ao realizar passeios. O que ocorre com todas as raças é que, se for feita a criação com os devidos cuidados e muito amor, o cão certamente terá o temperamento esperado.


Cuidados e dicas para criar o Dobermann

Os cães desta raça são indicados para pessoas que possam mantê-lo em uma vida ativa, pois gostam e precisam de exercícios e estímulos. Dobermanns podem ficar agressivos ou entristecidos se passarem muito tempo presos ou em locais sem espaço.

Pessoas que decidem ter um cão desta raça devem ter disponibilidade para se preocupar com treinamento e disciplina do animal. Sendo assim, o cão será obediente, leal e extremamente companheiro do dono e dos outros moradores da casa, além de ser dócil com visitantes.

Para que o Dobermann cresça obediente e com temperamento agradável, o caminho é cria-lo com disciplina firme: dando bronca quando necessário desde pequeno e ele, por ser muito inteligente, entenderá o que é proibido.

É recomendável inventar brincadeiras que exijam esforço físico e movimentos para estimular o desenvolvimento deste amigão, principalmente na fase de crescimento. Ele precisa gastar energia, caso contrário  se tornará um bagunceiro.

Quanto aos cuidados físicos, a maior preocupação é com a atividade física diária e o oferecimento de espaço para que o mesmo se movimente. Os cuidados com o pelo são mínimos e a saúde deste grandão costuma ser muito boa, pois se trata de uma raça resistente.

Por causa de todas estas características, o Dobermann se tornou um cão muito popular também no continente americano e ganhou muitos admiradores.


Other news Raças