SSMA Política corporativa de saúde, segurança e meio ambiente

A ADIMAX aprovou a presente Política como forma de demonstrar o seu comprometimento com a Segurança do Trabalho, a Saúde Ocupacional e o Meio Ambiente (SSMA).

Proteger o meio ambiente e atender aos requisitos legais

Reduzir os impactos ambientais e buscar a eficiência no consumo dos recursos naturais

Prevenir acidentes e buscar um ambiente de trabalho saudável

Melhorar continuamente nossos objetivos e metas

Reúso da água da chuva:

A ADIMAX reconhece que a gestão responsável dos recursos hídricos é uma necessidade absoluta. O uso responsável da água é uma questão ambiental importante, e também o alicerce fundamental nas questões econômicas e sociais.

Como exemplo disso, realizamos a captação da água da chuva, que é tratada e reutilizada na lavagem da frota dos nossos veículos e também nas descargas dos banheiros. Com esta ação conseguimos economizar centenas de m³ de água!

Gerenciamento de resíduos

O gerenciamento de resíduos é preocupação constante dentro da ADIMAX. Por isso, identificamos todos os resíduos do nosso processo industrial e realizamos o tratamento adequado desse material, tanto em nossa estação de tratamento de efluentes (ETE), como destinando o restante dele para empresas homologadas que são ambientalmente corretas.

A coleta seletiva dos resíduos também é uma prática na empresa. Do chão de fábrica aos escritórios, coletores seletivos fazem parte do cenário cotidiano. Conscientizar os colaboradores é tão importante quanto fazer nossa parte, por isso, frequentemente promovemos campanhas ambientais para educar nossos colaboradores.

Projeto ECO PONTO

A ADIMAX dispõe de coletores na entrada da empresa, a fim de que seus colaboradores tragam de suas residências resíduos de óleo vegetal, pilhas e baterias. A empresa é responsável por fazer a destinação correta dos resíduos.

Com este projeto, que teve início em 2014, a ADIMAX e seus colaboradores já deixaram de poluir 447 milhões de litros de água, considerando que, de acordo com a SABESP, 1 litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água.

As pilhas e baterias são destinadas ao Programa ABINEE, que realiza a coleta e a destinação ambientalmente correta desses itens. Já o óleo vegetal é encaminhado ao Instituto de Educação Socioambiental (IESA), que utiliza o óleo vegetal na fabricação de sabão ecológico. A renda da venda do sabão é revertida para ajudar crianças carentes da creche Semeadores do Amanhã da cidade de Sorocaba-SP.


Projeto “Adoção da área verde”

Por iniciativa própria, a ADIMAX realizou um megaplantio de árvores com a participação dos colaboradores e da sociedade, numa área de preservação ambiental no Distrito Industrial de Salto de Pirapora - SP. É um projeto que terá a continuidade. Ao lado da área de proteção permanente (APP), a ADIMAX realizou a adoção, junto à prefeitura municipal, de uma área verde de aproximadamente 80.000m², a qual será cuidada e preservada pela empresa.

Embalagens I’m green

As embalagens das linhas Super Premium Fórmula Natural são produzidas a partir do etanol da cana de açúcar, uma matéria-prima renovável. Esta é uma iniciativa que visa a melhoria do desempenho ambiental da empresa.

Magnus Social e projeto visitaCÃO

Desde 2013, a empresa começou a fazer uma série de atividades com entidades como o: GPACI, CIM MULHER, Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB Sorocaba, Lar dos Idosos e Pintura Solidária, com o objetivo de alegrar e levar carinho a quem precisa, por meio de visitas feitas pelo mascote Magnus. Além da participação em palestras feitas em Escolas Municipais e Estaduais com o foco em Cuidados com os Animais.

Programa Medidinha Certa

A empresa conta com serviços de Nutrição e, anualmente os colaboradores passam por exames clínicos de diabetes, aferição de pressão e peso. Assim, colaboradores que apresentam desvios nesses aspectos são convidados a participar do programa “Medidinha Certa” e recebem acompanhamento nutricional e esportivo.

Academia

A empresa possui uma academia cujo objetivo é promover o hábito saudável de praticar atividades físicas, o que contribui para a qualidade de vida.

Ginástica Laboral

Semanalmente, a educadora física da empresa percorre os setores realizando a ginástica laboral. O objetivo é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas por meio de exercícios dirigidos que relaxam e tonificam os músculos.