Segunda via de Boletos

Você conhece o Dachshund? É o famoso cachorro salsichinha!

Aquele cachorrinho baixinho e comprido que chamamos de salsichinha é, na verdade, da raça Dachshund (pronuncia-se ‘daks hund’). O nome é um pouco complicado, por isso, inventaram até uma abreviação: Dax (Daks).


Dachshund-capa

Os cães da raça também são conhecidos como linguicinha. Há também quem os chame de basset (bassê), por confundirem esta raça com o Basset Hound. Outro nome oficial para a raça é Teckel.

O Dachshund é um cachorro esperto e cheio de energia. É fácil de ser treinado e é ótima opção para casas com crianças. É uma raça curiosa. Por isso, caso tenha quintal em casa, pode ser que o salsichinha queira cavar buracos. Neste caso, treinamento ou adequação de um espaço próprio para o cãozinho fazer sua “baguncinha” resolvem.

Características e tipos de Dachshund

O Dax pode aparecer em três versões, sendo que seu corpinho é sempre baixo e comprido, lembrando a forma de uma salsicha:

  1. Dachshund de pelo curto: o mais conhecido no Brasil. Este cachorrinho tem cor em tons de marrom-avermelhado ou preto com partes marrons. Também podem ser mais acinzentados. Seu pelo é curtinho. Seus olhos são castanhos e redondinhos.

Pode ter duas classificações segundo o porte:

  • Standart: Peso de 7 kg a 15 kg. Altura até 28 cm. Pode viver até os 13 anos;

  • Miniatura: Peso de 4 kg a 5 kg. Altura até 20 cm. Pode viver até os 15 anos.


  1. Dachshund de pelo duro: tem pelos mais compridos. Sua cor é, geralmente, escura ou clara de javali. Também é apresentado nas versões standart e miniatura com as mesmas características de porte físico e expectativa de vida do Dax de pelo curto;


  1. Dachshund de pelo longo: sua pelagem é longa e macia. Suas cores são puxadas para o castanho, marrom ou tons mais claros como o branco (com manchas escuras). Também apresentado nas versões standart e miniatura com as mesmas características de porte físico e expectativa de vida do Dax de pelo curto.

Todos eles têm em comum a face comprida e um focinho que vai afinando até a ponta. Seu faro é sutil. Suas orelhas são longas e caídas para a frente. Sua caixa torácica é oval e proeminente. Seus músculos são fortes.

É um cão moderadamente resistente ao frio e ao calor, sendo que podem ser criados sem problemas em climas mais tropicais.

Temperamento do salsichinha

Apesar de ser um cão brincalhão e dócil, o Dachshund pode apresentar certa agressividade com estranhos, caso queira proteger seu dono. Como é muito esperto, pode ser ensinado e este comportamento corrigido, no caso, por exemplo, de receber visitas.

Os salsichinhas gostam de brincadeiras, mas não têm hiperatividade, como outras raças. Por este motivo e por ser um cão de pequeno porte, o Dax pode facilmente se acostumar com apartamentos.

Obesidade e problemas de coluna

Os linguicinhas são suscetíveis a problemas na coluna, uma vez que seu corpo é muito comprido para ser sustentado pelas patinhas curtas. Além disso, o Dachshund também apresenta um porte fácil de entrar em estado de obesidade.

Suas características corporais unidas ao sobrepeso faz com que as chances de desenvolver problemas na coluna aumentem. A principal enfermidade de coluna que acomete este cão é a doença do disco intervertebral.

Sendo assim, é muito importante ao dono de um Dachshund, ter tempo para levá-lo pra passear e praticar exercícios físicos. Além de ter cuidado com sua alimentação, não oferecendo guloseimas e itens com gordura (o que não é bom para nenhuma raça).

Histórico da raça Dachshund

Trata-se de uma raça antiga. Há imagens registradas em tumbas de mais de 5 mil anos. Porém, há relatos do desenvolvimento da raça no mundo moderno, com o objetivo de ser um cão de caça: pequeno e resistente. Os caçadores desejavam um cãozinho que fosse capaz de adentrar tocas de animais pequenos como coelhos e texugos. Seu nome alemão (dachshund), inclusive, significa “cão de texugo”.

Cãozinho amigo

O salsichinha é fiel e apegado ao dono. Alguns podem latir com frequência, mas é algo que não pode ser amenizado com treinamentos e orientações adequadas. Trata-se de um cãozinho amigo, adorável e muito popular.


Quer saber mais sobre a Magnus e o cachorro mais famoso do Brasil? Curta e siga a gente no Facebook (www.facebook.com/MagnusOficial/) e no Instagram (www.instagram.com/magnusoficial/).

Outras Notícias sobre Raças