Segunda via de Boletos

Sphynx – O gato pelado

Quando falamos em adquirir um gato, a maioria das pessoas logo imagina um bichano fofo, com uma pelagem sedosa e macia. Mas se você quer um gato inteligente, brincalhão e de um comportamento sem igual, pense de novo: o Sphynx pode ser a escolha certa para você.


Raca-gatos-sphynx

Ele chama atenção por onde passa, normalmente causando curiosidade e até certo medo. É que como todos os outros gatos são peludos, ele parece à primeira vista deslocado das outras raças. Mas quem convive com esse amigável gato sabe que por trás de seu físico exótico mora uma personalidade incrível e arrebatadora.

As diferentes facetas do Sphynx

Embora muitos pensem que ele é uma mistura de raças, o Sphynx é pelado devido à recessão de um gene. O primeiro exemplar foi encontrado por acaso em uma ninhada. Na segunda ninhada, mais alguns nasceram com esta característica. Sua aparência era tão exótica que os criadores resolveram perpetuá-los, dando origem à raça. Seu nome foi dado em homenagem ao monumento egípcio, conhecido como Esfinge.  

Se você acha que a falta de pelos é sua característica mais marcante é porque ainda não conheceu o Sphynx de perto. Extremamente inteligente e afetuoso, ele aprende facilmente a rotina da casa e se adapta a ela, encantando seus donos.

Quer um gato independente, com autonomia, personalidade forte e que fica sozinho numa boa? Então escolha outro. De exótico, só o físico: no fundo o Sphynx é um gatinho manhoso que adora ser mimado. Ele é tão afetuoso que fica o tempo todo colado em seu dono, demonstrando e pedindo carinho. Adora um colo e faz manha quando fica sozinho.

Você já percebeu que ele é um dos únicos gatos que não possui bigodes? Essa característica não influencia apenas em sua aparência, mas também no seu comportamento. Os bigodes ajudam os gatos a terem percepção de espaços, como sensores. O Sphynx, portanto, pode ser um pouco desajeitado e desequilibrado, o que lhe confere um charme todo especial. Pensa que por essa inabilidade ele fica sempre paradinho, esperando carinho? Que nada! Ele pula muito, faz acrobacias, adora brincar e se diverte sozinho ou acompanhado. Ele é brincalhão e um pouco desajeitado, como um eterno filhote.

Os principais cuidados

E já que ele não tem pelagem, dispensa cuidados. Certo? Errado! Na verdade, ele possui uma pequena camada de pelugem, quase como camurça. Não é preciso escovar, mas como sua pele fica mais exposta, suja com facilidade. Precisa de uma limpeza semanal feita com lenços umedecidos – e um banho mensal. O pelo funciona como proteção para os animais, por isso o cuidado com o Sphynx deve ser redobrado. Ele está mais sujeito a queimaduras, por exemplo, e deve ser mantido longe do sol forte.

E como ele não tem muita pelagem, não causa alergia. Certo? Errado! A alergia aos gatos acontece pela descamação da pele do animal – e não necessariamente por conta da pelagem.

Carinho, atividade, higiene e uma alimentação equilibrada são os cuidados básicos que o Sphynx – e qualquer animal de estimação – precisa. Que tal alimentá-lo com uma ração deliciosa sabor Salmão com Nuggets? Ele vai adorar!

Pronto para adquirir um Sphynx? Então se prepare para conhecer e conviver com um companheiro fiel e amoroso escondido em uma aparência exótica e exuberante!




Outras Notícias sobre Raças