Segunda via de Boletos

Scottish Fold

Com características bem peculiares, à primeira vista, os gatos da raça Scottish Fold parecem ter cara de poucos amigos, mas, na verdade, são felinos muito amorosos e de temperamento tranquilo. De porte médio, eles são uma ótima opção para criação em casa e para divertir toda a família.


Scottish_fold_-_capa

O Scottish Fold é uma raça que passou por grandes mutações genéticas naturais
que resultaram em sua principal característica: a cartilagem das suas orelhas dobradas em direção aos seus olhos.

Sua origem remete à Escócia, no ano de 1961, quando na região de Coupar Angus havia uma única gata com orelhas dobradas. Esta gata passou a ter filhotes e alguns deles nasceram com a mesma característica da mãe. Notando esta peculiaridade, o fazendeiro William Ross, grande apaixonado por gatos, incentivou a reprodução desse tipo de gato. A cada nova gestação, apareciam novos gatinhos com orelhas dobradas e outros com orelhas retas.

E desde então, o Scottish Fold vem se tornando cada vez mais popular, principalmente nos Estados Unidos, Canadá e Escócia, sempre visto como uma companhia perfeita, por seu comportamento.

É um animalzinho de estimação muito fofo e ganhou o apelido de “gato-coruja”, por causa dos grandes e expressivos olhos, lembrando muito este animal.

Características de comportamento do Scottish Fold 

O gato desta raça é muito ligado aos seus donos e gosta de retribuir todo o carinho que recebe deles. Meigo e afetuoso, este bichano é considerado muito leal e ótimo companheiro, porém, preza por seu espaço e gosta de breves momentos de independência.

Como não necessita, obrigatoriamente, de atenção constante por parte dos donos, é um animal muito independente e que se dá bem com todos.

Pode se adaptar a qualquer casa, (das mais barulhentas até as mais calmas) e até mesmo a ambientes que podem ser considerados muito pequenos para ele. Convive bem com qualquer pessoa que estiver em seu lar e é adaptável à presença de outros animais de estimação, como cães e gatos de outras raças.

Sempre bem-humorado, é brincalhão sem ser excessivamente agitado. Sua energia é, então, moderada. Adora “caçar” brinquedos conectados a uma vara e brincadeiras com seus donos que podem segurar e mexer os brinquedos, “provocando-o”.

O felino desta raça oferece uma sonoridade em voz bastante suave, exibindo um complexo repertório de miados, além de ronronar frequentemente. Seus miados são amenos e não costumam atrapalhar quanto ao volume.

Uma das características mais engraçadas do gato dessa raça é a forma como ele se comporta no dia-a-dia. Eles adoram ficar esticados de bruços, dormir com a barriga para cima e sentar com as pernas esticadas e as patas em sua barriga, na chamada posição de Buda.

O Scottish Fold é um gato indicado para as casas que possuem outros animais de estimação, crianças que nunca tiveram gatos, solteiros ou casas com pessoas ativas.

Cuidados com a saúde do Scottish Fold 

Todos os gatos desta raça nascem com a orelha reta que, aos poucos, vai se dobrando, geralmente quando eles possuem 21 dias de idade. Por isso, suas orelhas são mais sensíveis e acumulam uma quantidade maior de cera do que em outras raças de gatos. Isso significa que a higienização deste local deve ser o maior cuidado com esta raça.

A limpeza deve ser feita com um lenço umedecido ou mesmo embebido em uma solução específica para limpezas de orelha de gatos/ animais domésticos. Na hora do banho, que poderá ser dado mensalmente ou mesmo quinzenalmente, o rosto e orelhas do gato devem ser molhados o mínimo possível.

Para ter o felino sempre com uma aparência agradável, é importante manter uma escovação semanal ou duas vezes por semana, se ele estiver em época de perda de pelo. A escova especial pode ser encontrada em qualquer clínica veterinária ou pet shop.

Devido às anomalias causadas por um gene dominante que determina o formato de suas orelhas, o ideal é que os gatos de orelhas dobradas sejam cruzados apenas com gatos de orelhas normais, a fim de evitar problemas de saúde e com seu esqueleto.

É recomendado manter o seu comedouro e bebedouro limpos e abastecidos, observando que eles tenham sempre comida nas horas certas e água fresca e à vontade. Também se deve disponibilizar uma caixa de areia que necessita ser limpa diariamente e trocada semanalmente ou até mesmo duas vezes por semana.

Para manter seu Scottish Fold sempre muito saudável e feliz procure disponibilizar arranhadores e brinquedos e, como em todos os casos de animais de estimação, dar-lhe atenção e carinho.


Outras Notícias sobre Raças