Segunda via de Boletos

Persa – um gatinho quase de pelúcia

Mesmo quem não conhece muito as raças de gato sabe identificar um Persa. Ele é peludo, com o focinho achatado e com olhos grandes e suplicantes – uma fofura! Sua popularidade é tamanha que ele é uma das raças mais criadas mundo afora. E esta paixão das pessoas pelos Persas não tem a ver apenas com sua beleza e fofura, mas também com seu comportamento doce e amigável.

Raca-gatos-persa

Ele é o companheiro perfeito para apartamentos. Adapta-se bem a espaços pequenos, não é muito ativo e nem exige doses diárias de exercício físico. Para um Persa, bom mesmo é dormir e ganhar um afago do dono de vez em quando. E diferente da maioria dos Pets, mesmo sozinho ele mantém a rotina – sua tranquilidade não é abalada pela solidão, que ele encara numa boa desde que não se alongue demais.

Ainda que seja criado solto, dificilmente ele vai se perder por aí – na verdade, a tendência é que ele fique mesmo por perto da sua cama e de outros locais confortáveis. O conforto é tudo para esse bichano, e ele não o troca por nenhuma aventura portão afora. Seu ambiente precisa ser calmo, assim como ele, para que fique sempre feliz e satisfeito. Nestas situações, até seu miado é discreto, praticamente inexistente.

Com tantas características amáveis, podemos pensar que o Persa é um gato ideal para todo mundo, certo? Mas não é bem assim.

Os cuidados com um Persa

Seu pelo longo não é tão fofo por acaso – ele possui uma subcamada de pelo que fica por baixo, por isso essa aparência de ursinho de pelúcia. Mas tanto quanto macio, esse pelo é trabalhoso e exige escovação diária. Caso contrário, ele pode criar nós que só poderão ser tirados por profissionais.

Além disso, sem a escovação diária ele perde a textura do pelo e seu ar gracioso e elegante, suas características mais marcantes. Primeiro é preciso passar uma escova de metal, que tira os pequenos nós, e depois uma de cerdas macias, que vai deixar o pelo mais sedoso e bonito.

O focinho achatado é uma característica marcante da raça, mas apesar de bonita, ela faz com que os Persas precisem se outros cuidados especiais. Os canais lacrimais desses animais foram estreitados em função desta retração do focinho, e por isso eles lacrimejam mais do que os demais gatos. A secreção que sai dos seus olhos precisa ser limpa duas vezes ao dia, ou pode manchar o pelo da região.

A falta desta higiene diária pode predispor também a infecções, que são agravadas pelo formato do nariz, que às vezes dificulta sua respiração. Alergias e outros problemas respiratórios também são mais comuns em gatos como os Persas, que possuem esse focinho achatado.

Persas vivem em média 15 anos. E para que vivam estes anos bem e saudáveis, é indispensável uma ração de qualidade. Se ele for castrado, é preciso ainda mais atenção na escolha, para que ele não apresente sobrepeso. A linha Magnus Super Premium Castrados é ideal nestes casos, e pode ajudar você a dar ao seu Persa uma vida mais saudável.

Mesmo com tantos cuidados, criar e amar um Persa sempre vale a pena. Ele é companheiro, doce e dedicado com seu dono, com quem cria uma relação de cumplicidade. E há coisa melhor do que ser amado por nosso pet?

Outras Notícias sobre Raças