Segunda via de Boletos

Mastiff: Um poderoso cão de guarda

Grandeza é uma das primeiras palavras que vem à nossa mente quando vemos este magnífico cão. Outras raças podem se igualar em altura, mas o Mastiff supera todas. Seu tamanho o ajuda a parecer feroz, porém seu temperamento é tranquilo e amigável.A exceção é quando um Mastiff sente alguma ameaça ou percebe que a sua família corre perigo. Nestes casos ele se mostra como um poderoso cão de guarda e pode partir para a ação e protegê-los.  

Mastiff_capa

As origens do Mastiff

O nome completo da raça é Old English Mastiff (Mastiff Inglês).  Este nome é originário da palavra em latim “mansuetus”, que significa "domar" ou "domesticado". A raça tem percorrido um longo caminho desde suas primeiras batalhas com gladiadores e leões na Roma Antiga. Seu antepassado, o Molossus, era conhecido há mais de 5 mil anos. Cães desta raça já foram retratados, inclusive, em monumentos egípcios, aproximadamente no ano 3000 a.C.  

Esse cão de guarda lutou ao lado de soldados britânicos no ano 55 d.C. Esse fato fez com que César, imperador romano, levasse vários exemplares da raça para Roma. Os cães foram forçados a lutar com gladiadores humanos, leões, touros, ursos e em combates de cão contra cão. Anos mais tarde, tornaram-se bastante populares entre os camponeses da Inglaterra, onde eram usados como cães de guarda, protegendo os rebanhos e seus donos contra o ataque de lobos e predadores. Essa relação também fez com que o Mastiff desenvolvesse a característica de cão de companhia. Alguns de seus talentos incluem: guarda, trabalho militar, auxílio à polícia, busca e salvamento.  

Características da raça

O Mastiff tem uma cabeça grande, quadrada e pesada. Sua altura varia entre 70 e 80 cm, podendo chegar a mais de 100 quilos. Esse grandalhão de pelo curto pode ser encontrado nas seguintes cores: Fulvo, Abricó e Tigrado.   

Temperamento do Mastiff

O Mastiff é um poderoso cão de guarda. Tem porte grande e é muito musculoso. É considerado o maior cão do mundo, podendo pesar mais de 100 quilos. Um cachorro desta raça chamado Zorba, listado no Guinness Book (em 1989), pesava 146 quilos. Apesar do porte “assustador”, ele é conhecido como um “gigante gentil”.

É um cão de guarda digno e corajoso. Seus primeiros meses de vida são intensos e cheios de energia como os de qualquer outra raça, mas quando ele cresce fica mais preguiçoso e tranquilo. Ao invés de correr por aí, seu passatempo favorito é ficar perto dos seus donos.  

Ele se dá muito bem com crianças, mas por ter um porte grande e desengonçado, muitas vezes, o Mastiff acaba esbarrando nelas. Por isso, é melhor esperar para ter um apenas quando as crianças estiverem maiores. Recomenda-se um cão desta raça para aquelas acima dos 7 anos.  

Sendo um cão de guarda de nascença, ele raramente late. Quando acontece, seu latido funciona como um sinal de alerta para defender seu território e família. Mas no geral, sua guarda é bem silenciosa. Quando um intruso é pego, é provável que o cachorro mantenha o indivíduo encurralado em um canto ou deite em cima dele. Esse comportamento é instintivo.

Não importa o quão amigável sejam os seus Mastiffs, se eles pressentem perigo, irão naturalmente proteger suas casas. Isso ocorrerá a menos que os proprietários estejam lá para lhes dizer o contrário.  

Como cuidar do seu Mastiff?

Com a quantidade adequada de exercícios, este cachorro pode viver em qualquer ambiente. Quem pensa que o Mastiff é um cão que gosta de viver ao ar livre, está engando. Ele prefere mil vezes o conforto de casa e a presença de sua família. E, apesar do tamanho, ele é também um ótimo cão de companhia.  

A socialização e o treinamento destes cães são muito importantes para impedi-los de se tornarem indiferentes com estranhos. Eles respondem bem ao adestramento, mas os treinos exigem calma e paciência. Os Mastiff adoram agradar seus donos. Eles precisam de autoridade e uma forte liderança para aprenderem bem os comandos e se sentirem seguros ao serem controlados.  

Mastiffs tendem a ser preguiçosos, mas mantêm a forma com caminhadas regulares ao lado dos seus donos.  

O grande tamanho desse cachorro pode causar displasia da anca. Para evitar problemas nas suas articulações, invista em uma alimentação balanceada, servida em duas ou três pequenas refeições durante o dia, ao invés de uma única refeição grande. A expectativa de vida dos Mastiffs é de 10 a 12 anos.  

Seu pelo é curto e liso, sendo super fácil de cuidar. Cães de pelagem curta soltam bastante pelo. Para diminuir o problema, estes cachorros devem ser escovados algumas vezes na semana. Esse hábito também garante brilho e maciez. Os banhos podem ser semanais ou quinzenais.   

Algumas características peculiares, mas não menos admiráveis!

Como qualquer cão, o Mastiff tem algumas qualidades menos atraentes. Quando ele balança sua enorme cabeça, cai uma chuva de baba para todo lado. Por isso é bom ter sempre um lencinho a mão para limpar esse gigante.  

Às vezes ele pode emitir odores desagradáveis, mas isso pode ser facilmente resolvido com uma alimentação balanceada.  

Mastiffs também roncam, e esses sons podem ser bem engraçados. Dá até para se divertir com isso.  

Seu grande tamanho também afeta o tempo de vida útil, que pode ser dolorosamente curto. À medida que ele vai ficando velho, sua lentidão aumenta, por causa do peso do corpo.   

Todas essas características devem ser consideradas antes de adquirir um Mastiff. No entanto, quem consegue se adaptar a esse jeitinho especial deles, descobre que suas particularidades são mais do que recompensadas pelo seu grande amor e companheirismo.

Outras Notícias sobre Raças