Segunda via de Boletos

Manchester Terrier

Corajosa, obstinada e robusta, a raça Manchester Terrier também é conhecida como "terrier do cavalheiro inglês".  Sempre fiel e ativo, é um cão de companhia agradável, com ótimas qualidades e cheio de vitalidade que se adapta fácil ao cotidiano de sua família se puder gastar suficientemente as energias. Adora uma boa caçada, o que o torna a estrela da velocidade e da agilidade.

Manchester_terriercapa

Pode parecer engraçado, mas o cão de raça apresenta características bem típicas de felinos: é limpa, independente e reservada com estranhos. Por causa de algumas semelhanças físicas, muitas pessoas se referem a ele como a forma reduzida do Doberman Pinscher, apesar de não ter nenhuma ligação de sangue com a raça.

Origem da raça

Oriundo da Grã-Bretanha, é resultado de vários cruzamentos da raça Black and Tan Terrier com diferentes outras. Este cão, com novas características e o dorso ligeiramente arqueado, tornou-se muito popular na cidade de Manchester, norte da Inglaterra.

Antigamente era conhecido como um excelente e tenaz caçador, muito usado para caçar coelhos e exterminar ratos. Ao longo dos anos, essas utilidades foram sendo deixadas de lado, mas as características de vivacidade e senso de alerta continuam.

O Manchester Terrier conquistou muitos admiradores devotados e é, com certeza, um ótimo cão de companhia: ativo, afetuoso e fiel. Mas apesar disso, a lamentável realidade dessa raça é a extinção, uma vez que os exemplares vêm diminuindo com o passar dos anos. Uma pena!

Características de convívio

O Terrier Manchester é um cão ativo e alegre, com grandes características esportivas. É também muito amigável e gosta de passar bons tempos com seus donos, ou seja, pode ser ótima companhia para dar uma corrida ou andar de bicicleta – atividades que desempenharão com prazer.

É um cão de família, dedicado e devoto a todos, mas que geralmente determina uma única pessoa como seu dono, ao lado de quem vai preferir estar sempre próximo.

Apresenta uma verdadeira personalidade de independência e tenacidade. Muitas vezes assume o papel de liderança, o que pode levar a alguns problemas comportamentais, se não for treinado desde cedo.

Inteligente e astuto, é um cachorro com latido forte, personalidade cativante e extremamente leal aos seus dono: características importantes se você deseja ter ao seu lado um ótimo cão de guarda.

Gosta de receber atenção, mas não chega a ser excessivamente exigente (nunca ou raramente você presenciará este cão arranhando portas ou implorando que você dê atenção a ele). Entretanto, pode ficar bem entediado e nervoso se deixado sozinho por longos períodos, assim como apresentar comportamento destrutivo (como cavar buracos) e latidos excessivos com o intuito de entreter a si mesmo.

É uma raça própria para viver dentro de casa, em clima quente e uma cama macia à disposição. Apesar disso, precisa ter acesso frequente a divertimentos fora de casa. Jogos de busca com bolinhas é sempre um momento de muita diversão para esta raça.

O cão desta raça necessita de um dono capaz de desempenhar o papel de forte líder, para saber lidar bem com o seu temperamento.  O adestramento é recomendado de forma consistente já nos primeiros anos de vida.

Não é uma raça recomendada para famílias com crianças pequenas ou com outros animais de estimação pequenos (eles podem ser vistos como pequenas presas).

Saúde e cuidados especiais

O cão desta raça está propenso a sofrer com epilepsia, que pode ocorrer entre os três ou quatro anos de idade. Acredita-se que este problema de saúde seja característico de um fator genético, sendo observado apenas em algumas linhagens. Outros problemas de saúde que podem ser apresentados: glaucoma e distúrbio hemorrágico (doença de von Willebrand).

Os curtos pelos deste cachorro exigem cuidados mínimos como uma escovação ocasional para remover algum cabelo solto e realçar o brilho natural de sua pelagem preta e canela.

Ainda sobre sua pelagem curta, é importante não deixá-lo ao ar livre. Quando a temperatura está quente no ambiente externo, sua pelagem pode causar um superaquecimento, assim como se o tempo estiver frio, eles podem sofrer com o vento gelado. Os cães dessa raça se adaptam melhor quando no ambiente interno de casa com suas famílias.

Trata-se de uma raça alerta e ativa que tem a necessidade de fazer caminhadas moderadas, assim como todas. Mas evite deixar seu Manchester Terrier sair sem coleira em áreas abertas, pois seu instinto de caça pode fazer com que seu cão persiga pequenos animais.


Outras Notícias sobre Raças