Segunda via de Boletos

Maine Coon – O gigante gentil

Na hora de optar por um cachorro, muitas pessoas o escolhem por seu porte. E quando o assunto é escolher um cão de companhia, quanto menor o exemplar, geralmente mais valorizado ele é pelas pessoas. Mas será que com os gatos esse fenômeno se repete? O Maine Coon é a prova que não.


Raca-gatos-maine-coon

Chamados por muitos de gatos gigantes, os exemplares de Maine Coon são tipos exuberantes: os traços felinos se assemelham aos demais gatos, mas em uma estrutura que pode chegar a mais de 10kg. Eles são os maiores gatos conhecidos atualmente, e graças ao seu comportamento dócil, ganharam o apelido de “gigante gentil”.

O surgimento da raça

Diz a lenda que o surgimento do Maine Coon aconteceu quando um gato cruzou com um guaxinim. Embora este fato seja biologicamente impossível, a lenda impulsionou a popularidade do gato e muitos ainda falam nela. A crença tem a ver principalmente com o rabo do Maine Coon, que é mais peludo e bastante similar ao de um guaxinim.

Lendas à parte, a teoria mais aceita é a de que o Maine Coon tenha surgido a partir da seleção natural de gatos trazidos da Europa para os Estados Unidos. Apenas os mais fortes e robustos prevaleceram em uma região de extremo frio. Foi assim que a raça adquiriu um caráter rústico e uma pelagem grossa, características mantidas até hoje.

Muito depois, na década de 50, a raça Maine Coon foi reconhecida no estado do Maine, e até hoje é uma das mais apreciadas entre os criadores – que fazem de tudo para manter suas características originais. Os traços são fortes e rústicos, com os olhos levemente inclinados – o que lhe dá um ar selvagem.  A pelagem é grossa, com destaque para o rabo, e pode ter diversas cores - esta não é a principal característica da raça.

O que esperar de um Maine Coon

Como seu apelido já diz, eles são gatos extremamente dóceis – ao contrário do que muitos imaginam em virtude do seu tamanho. São afetuosos e carinhosos, muito mais do que suas feições fortes podem demonstrar.

Em um ambiente familiar, são bons companheiros para adultos, crianças e até outros animais. Ele é adaptável ao ambiente e às pessoas com que vive, sendo um animal de estimação de fácil convívio. Muito ativo, ele é brincalhão e muito companheiro – seguindo seu dono como uma sombra, por onde ele for. Este traço de personalidade, não muito comum em gatos, é o que mais encanta os donos de Maine Coon, que acabam criando uma intimidade e um apego profundo com o seu pet.

Por tanto carinho com seus donos, o Maine Coon merece um tratamento especial. Que tal uma Ração Magnus sabor Salmão com Nuggets? Além ter todos os nutrientes essenciais para a saúde do seu Maine Coon, esta opção vai deixa-lo sempre com água na boca!

Extremamente inteligente quando comparado a outros felinos, há relatos de exemplares de Maine Coon que conseguiram ser inclusive adestrados, respondendo a pequenos comandos. A chave para o sucesso neste caso é a dedicação e o comprometimento do dono, já que a tarefa exige um trabalho contínuo.

Ao optar por um exemplar de Maine Coon você pode esperar muito afeto e carinho de um animal exótico e que chama muita atenção por onde passa. Sua beleza rústica e seus traços fortes encantam os apaixonados por gatos, que ficam ainda mais envolvidos com a raça ao conviverem com sua docilidade e seu afeto.


Outras Notícias sobre Raças