Segunda via de Boletos

Gato Pelo Curto Americano

O gato Pelo Curto Americano ou, em inglês, American Short Hair, é uma raça de gato conhecida por ter grande longevidade e temperamento adequado para a domesticação. Esta raça faz parte da família de gatos de pelo curto, espécies mais comuns e populares no Ocidente.


Pelo-curto-americano-capa

Por vezes, é confundido com outras raças de pelo curto, mas o que o diferencia é seu porte mais robusto e a pelagem que, apesar de estar na categoria “curto”, é espessa, dando a impressão de ser mais “fofinho”.

A história do gato Pelo Curto Americano é parecida com o Pelo Curto Brasileiro, sendo um gato que chegou com os colonizadores e, nas novas terras, realizou cruzamento com outras espécies, além de desenvolver características de adaptação ao novo ambiente.

Veja abaixo, mais informações sobre esta raça de gato.


Temperamento do gato Pelo Curto Americano

A raça é muito indicada para gato de companhia. Também se dá bem com crianças ao contrário de outras raças de gato mais ariscas. Um aspecto de seu temperamento é a boa convivência com outros animais, como cachorros.

Tem comportamento quieto e é altamente adaptável a ambientes diferentes. Por ser calmo, traz ares de gato “preguiçoso”. Estes felinos são sociáveis com as visitas, estranhos e cuidadores. Quando filhotes, gostam de brincar. Depois de adultos, ficam mais calmos.

O Pelo Curto Americano é considerado de fácil criação e, por isso, é também indicado para companhia de idosos.


Características físicas do gato Pelo Curto Americano

Tem o corpo mais comprido do que alto. Tem tamanho médio se comparado a outros gatos. O Pelo Curto Americano é considerado resistente, forte e robusto. As fêmeas podem apresentar formas mais delicadas. Podem viver mais de 15 anos quando bem cuidados.

Esta raça é ágil e tem porte simétrico. Estas características, aliadas a sua pelagem espessa, fazem com que sejam reconhecida pela beleza. Seu peso varia de, no mínimo 4 quilos, no caso das fêmeas, que podem ir até os 6 quilos. No caso dos machos, o peso pode chegar a 8 quilos.

Os olhos do Pelo Curto Americano são grandes e sempre alertas. As formas de sua face são simétricas e os cantos externos dos olhos são levemente mais altos que os cantos internos. As cores geralmente são amendoadas, mas podem variar de acordo com a coloração da pelagem, podendo ser puxadas para o cobre, ouro, verde, azul ou um olho com cor diferente do outro (odd eyed).

A textura de seus pelos é resistente. Pode haver variações na textura de sua pelagem dependendo do clima da região e estação do ano. Sua pelagem é densa e própria para proteção contra o frio e eventuais traumas leves acidentais.

A raça pode apresentar mais de 60 tonalidades. As cores mais comuns são: azul-acinzentado, branco, bicolor, camelo, chinchila, bege, preto, cinza-prateado, grafite, e vermelho-tijolo.


Origens e história da raça

Os felinos da raça Pelo Curto Americano são considerados os primeiros gatos a serem domesticados e levados à América pelos colonizadores ingleses. Os gatos eram muito bem-vindos nas viagens de colonização, pois atacavam os ratos nos navios. Além de serem domesticáveis e servirem como companhia.

Quando chegavam ao novo continente, os gatos recém-chegados realizavam cruzamento com outros, derivando assim, espécies mescladas. Além disso, desenvolviam características que facilitavam a adaptação ao novo clima e território.

Apenas no início do século 20, iniciaram-se programas para a reprodução seletiva deste tipo de gato para preservar suas características. Por isso, a raça traz bastante mistura e difere das origens. Em 1966, a raça fora denominada “American Short Hair”, para que pudesse ser diferenciada de outros Pelo Curto.

A raça Pelo Curto Americano e outras derivadas são conhecidas pela expressão “gatos de trabalho” por causa da utilidade destes animais no combate a roedores nas viagens de navio, nas casas e fazendas dos colonizadores.


Dicas para criação do Pelo Curto Americano

Por causa da densidade de sua pelagem, deve-se escovar semanalmente com escova de borracha. Na época de mudança de pelo, a escovação deve ser diária.

Este gato tem muito apetite, sendo assim, deve-se ter atenção com a qualidade de sua alimentação para evitar a obesidade.


Curiosidades sobre gatos

Veja algumas curiosidades sobre gatinhos:

  • Gatos eram animais considerados tidos como sagrados no antigo Egito. Tanto é que a deusa egípcia da fertilidade e da felicidade, Bastet, era representada com uma cabeça de gato. Por este motivo, a exportação de gatos, antigamente, era proibida no Egito e seu contrabando era crime punível com pena de morte;

  • Gatinhos são mamíferos da família dos felinos, sendo os únicos representantes domesticáveis deste meio. Os felinos mais conhecidos são: leão, tigre, onça, leopardo, guepardo e lince;

Há mais de 100 raças de gatos no mundo. As mais conhecidas são: abíssinio, sphinx, angorá, persa, himalaio, siamês, pelo curto brasileiro e pelo curto americano.

Outras Notícias sobre Raças