Segunda via de Boletos

Gato-de-bengala: Conheça o Bengal, um felino que vai ganhar seu coração

O Bengal, como é o nome da raça, ou gato-de-bengala, nome popular, assemelha-se a uma pequena onça. Por sua aparência bela e exótica, além de seu temperamento curioso e amoroso, ganhou admiradores em todo o mundo e é um xodó entre pessoas famosas.


Gato-de-bengala

Este felino é uma ótima opção para gato de companhia. Também é perfeito para pessoas que gostam de ter um animal que não precise de tantos cuidados específicos (mas, como todo pet, precisa de muito carinho e toda a atenção com sua saúde). Isso porque o bicho ainda tem raízes selvagens e se vira bem sozinho.

Origens do Bengal

O Bengal é um gato híbrido, o que significa que houve cruzamento entre duas espécies diferentes para que ele surgisse. Ele é o resultado do cruzamento entre o Leopardo Asiático, um animal selvagem, e gatinhos domésticos. Seu nome deriva do nome científico do “pai selvagem”, o Leopardo Asiático, que seria o Felis bengalensis ou Prionailurus bengalensis.

Em 1989 foi registrado um padrão para a raça Bengal e, apenas em 1993, este gato teve o reconhecimento como raça pura pelo órgão competente internacional.

Principais características físicas e comportamentais do Bengal

O corpo do gato-de-bengala é naturalmente forte, apresentando a cabeça um pouco pequena em comparação ao restante do corpo. Sua cauda é longa e os olhos, espertos e grandes.

Este gato lembra também uma jaguatirica. Sua aparência mais selvagem engana: o bichinho é bem domesticado e o temperamento é ótimo para o lar e convivência.

Quando filhotes, apresentam uma pelagem mais áspera, que vai ficando sedosa com o passar do tempo. Seu pelo macio, espesso e com cores meio manchadas atinge a cor definitiva antes de fazer um ano. Normalmente, não apresenta listras, apenas manchas nítidas como as de uma onça. Porém, há uma variação desta raça que apresenta listras discretas por baixo das manchas.

Curioso, esperto e brincalhão, há de se ter cuidado com os enfeites da casa e outros itens delicados. O gato-de-bengala pode querer brincar com bibelôs da casa e causar pequenos desastres.

Uma curiosidade sobre este gatinho é que ele pode apresentar gosto por banhos, característica bem diferente de outros felinos. Sendo assim, não se intimidaria em entrar em uma bacia d’água ou pequena piscina que estivessem à sua disposição, por exemplo.

Seu temperamento é ótimo para famílias. Trata-se de um bicho companheiro e amoroso. O Bengal adora estar entre seus donos e se dá bem com crianças.

Cuidados com seu gato-de-bengala

Por causa de seu comportamento curioso, há de se ter cuidado com o Bengal, conforme já alertamos. Se você espera que um gato-de-bengala fique quietinho, sem mexer em nada, em um pequeno apartamento ou casa, você poderá se surpreender. Por isso, esteja alerta.

Ofereça objetos para o gato, a fim de que ele se distraia com opções como postes próprios para gatos e outros brinquedos. Caso seu pet esteja destruindo objetos da casa, é necessário, com muita paciência, ensiná-lo. Além de procurar entender o porquê de tanta ansiedade (afinal, este tipo de comportamento pode esconder ansiedade, solidão ou tédio).

Os Bengals são gatinhos fortes em relação à saúde. Cuidados básicos com a saúde e a alimentação são necessários com qualquer tipo de animalzinho e com o gato desta raça não é diferente. Realizar a vermifugação e aplicar as vacinas recorrentes (dentro do período recomendado pelo veterinário) também evitarão outros problemas.

Sobre os cuidados com a pelagem, há a precisão de escovar os pelos quinzenalmente, ao menos, para retirar fios mortos que se unem e formam as famosas “bolas de pelo”. Também é interessante que sejam dados banhos mensais no felino desta raça, além de fazer a correta higienização das orelhas. Este procedimento é delicado e deve ser feito, principalmente, por profissionais do ramo. Se for fazer em casa, jamais introduza objetos pontiagudos ou cotonetes profundamente nas orelhas do seu pet. Para a higienização dos ouvidos do animal, é utilizado algodão e um produto específico para amolecer a cera.

O gato Bengal é uma raça muito interessante por aliar um temperamento brincalhão, poucas necessidades de cuidados e uma aparência incrível. Além de ser um gatinho muito amoroso que se adaptará facilmente à família.


Outras Notícias sobre Raças