Segunda via de Boletos

Fox Paulistinha, o Terrier Brasileiro

O Fox Paulistinha é o tipo de cão que consegue conquistar qualquer pessoa. Também conhecido como Terrier Brasileiro, seu nome popular deriva de suas cores, preto, branco e vermelho, as mesmas cores da bandeira do Estado de São Paulo. Já o nome que traz de sua raça de origem é em virtude de ter se desenvolvido como raça diferenciada em nosso país.


Fox_paulistinha_capa

A origem do Fox Paulistinha

A origem do Fox Paulistinha é controversa. O que se sabe é que o desenvolvimento de sua raça, como a conhecemos hoje, deu-se no Brasil. No entanto, existem algumas versões sobre o surgimento dessa raça brincalhona e amiga.

Uma hipótese é que os navios portugueses e holandeses que chegaram ao Brasil na época da colonização, traziam a bordo os terriers, cachorros caçadores de animais pequenos, que ajudavam a combater os ratos que proliferavam nas caravelas.

Os cachorros trazidos nos navios pertenciam às raças Fox Terrier e Jack Russel Terrier, possivelmente, e devem ter cruzado com outros cães que já estavam no Brasil, originando o Fox Paulistinha.

Uma outra versão afirma que os filhos de fazendeiros que iam estudar na Europa, no século XIX, acabavam se casando por lá e, quando voltavam ao Brasil suas esposas traziam os cães de estimação, geralmente dessas mesmas raças, ou mesmo Beagle e Bulldog. No Brasil, esses cães acabavam cruzando com os já existentes e se adaptando às condições climáticas e ambientais brasileiras, assim geraram a raça Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro.

Como é o Fox Paulistinha

A estrutura do Fox Paulistinha, embora seja um cachorro de raça pequena, com tamanhos diferenciados, é bastante forte e robusta. A aparência meio quadrada de seu corpo o faz um cachorro com muita energia para gastar, inclusive podendo esquecer seu próprio tamanho e se tornando muito valente na defesa do território e de seus donos.

É um excelente cão de alarme, ficando sempre atento às circunstâncias que o rodeiam e aprende com muita facilidade, podendo ser treinado até mesmo para tarefas mais difíceis, o que faz da raça atração em espetáculos.

A raça possui pelo curto e denso, liso mas não muito macio, trazendo muitas vezes machas marrons ou preta-azuladas. Uma característica que determina a pureza do Fox Paulistinha são as marcas marrons acima dos supercílios, nas faces laterais do focinho e borda das orelhas.

A cabeça tem formato triangular, com um bom afastamento das orelhas, estreitando a partir dos olhos e apresentando-se mais larga na base.

Os cuidados que o Fox Paulistinha precisa

Como se trata de uma raça adaptada ao ambiente em que vivemos, o Fox Paulistinha não precisa de muitos cuidados, sendo fácil de manter. A escovação não precisa ser tão frequente e deve ser feita mais vezes quando chega a época da troca de pelos. Banhos podem ser dados quinzenalmente, já que não se trata de uma raça que gosta de se sujar.

Como também é robusto, o Fox Paulistinha só precisa da vacinação normal, não tendo problemas com doenças comuns a muitas outras raças. No entanto, sempre é preciso evitar pulgas, carrapatos e outros parasitas, que são normais se o cachorro não for bem cuidado.

O Fox Paulistinha é muito apegado às pessoas da família, principalmente ao seu dono, e pode ser considerado um cão de companhia, não gosta de ficar sozinho e fica sempre procurando estar ao lado de alguém na casa.

Com toda a energia que tem, o Fox Paulistinha precisa de um bom espaço em quintal, onde possa correr e pular, suas mais frequentes brincadeiras. Assim, um apartamento não é o lugar ideal para criá-lo, ele pode ficar irrequieto, buscando sempre algo a fazer para gastar sua energia.

Para as crianças, no entanto, é o cachorro ideal. Se adotado quando filhote, vai se acostumar rapidamente com as crianças e será um excelente companheiro, inclusive defendendo-as contra estranhos.


Outras Notícias sobre Raças