Segunda via de Boletos

Conheça mais sobre os Galgos

Muitas pessoas pensam que o Galgo é uma raça de cachorro. Mas na verdade, Galgo é a denominação de um grupo de raças, que possuem algumas características em comum.


Raca-cachorro-galgo_2

Eles são esguios, com uma estrutura quase aerodinâmica, que predispõe à corrida e ao esporte. Muito ágeis, eles são originados de um tipo antigo de cão primitivo, usado para caçar roedores, felinos e até pastorear rebanhos. Em épocas remotas, no século XIX, já eram conhecidas as corridas com galgos e as caçadas que envolviam este tipo de cão. Hoje, graças ao seu porte atlético e músculos fortes, são animais indicados para esportes e também para companhia – embora a maioria das raças não seja de tipos muito afetuosos, beirando mais a independência.

Apesar de terem sua estrutura parecida, os Galgos são muito diferentes entre si dependendo da raça da qual fazem parte. Muitas variações estão disponíveis. Separamos as principais para que você conheça as características de cada um delas:

Whippet

Quando falamos em Galgos, automaticamente lembramos dos Whippet. Essa raça é a estrela do grupo, sendo a mais famosa no Brasil. Sua aerodinâmica é privilegiada por um físico invejável, com praticamente nenhuma gordura corporal e músculos muito fortes e desenvolvidos. Esta combinação faz com que alcance cerca de 60km/h – sendo indicado para corridas de todos os tipos.

Seu porte físico é o que mais chama atenção na distinção da raça – já que suas cores podem variar entre muitos tons, todos aceitos pelos criadores. Seu porte elegante e esguio faz com que seja considerado um cão nobre e sofisticado.

Mas nem só de corrida vive o Whippet: é um cão de companhia exemplar. Apesar de independente, é muito afetuoso e gosta de interagir com pessoas. Quando está fora das corridas, é um animal tranquilo, que pode tirar longas sonecas em um espaço quentinho e aconchegante – nada de deixá-lo do lado de fora, pois como é muito magro e tem o pelo curto sofre com baixas temperaturas.

Saluki

Os Saluki são um tipo muito elegante de cachorro. Seu porte atlético faz com que seja exímio corredor e principalmente caçador. Assim como a maioria dos galgos, é um dos únicos animais que caça com a visão, e não com o faro. Sua coloração pode variar, sendo aceita em todos os tons. Geralmente possuem uma orelha mais peluda do que o corpo, que garante um charme diferenciado.

Dizem que os Saluki são os mais antigos cães domésticos, com referências que levam a sua existência já no Antigo Egito, muito antes da era Cristã.  No Islamismo, é a única raça aceita e considerada um presente de Alá, por isso é muito difundida em toda a Ásia e o Oriente Médio.

É calmo, afetuoso e companheiro. Porém, valoriza sua independência e seus instintos caçadores, não sendo muito dado a obedecer ordens e comandos sem propósito. Por isso, seu adestramento pode melhorar muito a relação com o dono.


Italian Grey Hound

Assim como as demais raças de Galgos, o Italian Grey Hound já está presente como cão domesticado há milhares de anos.  É uma versão miniaturizada dos Galgos, sendo o menor exemplar a caçar com a visão. Seu tamanho reduzido faz com que seja chamado de “pássaro de quatro patas” por sua leveza, agilidade e graça.

Seu comportamento é admirável. É companheiro, brincalhão e muito dócil com sua família – tendendo a ser um pouco desconfiado de estranhos. Esta característica faz dele um excelente cão de companhia e também de alerta. Adora o conforto de viver dentro de casa, mas como todo o Galgo, não abre mão de corridas ao ar livre.

Enquanto os machos são apegados aos donos, seguindo-os para todos os lugares, as fêmeas apresentam uma maior independência, sendo mais distantes. Em ambos os casos, o olhar meigo dos Italian Grey Hound é capaz de conquistar a todos com sua simpatia.

Sloughi

O Sloughi é um caçador exímio. Pode perseguir com rapidez tudo o que se move em seu campo visual, sendo nos dias atuais um excelente cão de guarda.

Não é muito dado a afagos, tendo um temperamento mais sério e reservado, sempre de olho em estranhos e seus comportamentos. Apega-se profundamente ao seu dono, e quando abandonada pode nunca mais eleger uma segunda pessoa para este papel.

Precisam ser disciplinados e adestrados para garantir que se tornem cães sociáveis, caso contrário pode se tornar distante e até mesmo agressivo em algumas ocasiões.

Um Galgo se encaixa em seu estilo de vida?

Galgos precisam de muito exercício para serem felizes. Se você não é dado a estes hábitos, pode acabar criando um cão frustrado. Como gastam muita energia, também precisam de uma ração com qualidade superior, que forneça todos os nutrientes necessários para uma vida ativa e saudável. A linha Fórmula Natural contém antioxidantes naturais, capazes de manter por mais tempo a boa forma dos Galgos e de outros animais.


Outras Notícias sobre Raças