Segunda via de Boletos

Chesapeake Bay Retriever

Sua aparência é comparada à do Labrador Retriever, mas o que mais diferencia o cão da raça Chesapeake bay retriever é sua paixão pela água e sua capacidade de nadar em temperaturas extremamente frias em busca da caça. É, em sua essência, um cão de caça e animal de companhia para toda a família.

Chesapeake_bay_retriever_capa

 Entre as características mais notáveis de um Chesapeake bay retriever estão a disposição, a alegria incontida, a coragem, a vontade de trabalhar, a capacidade de vigilância e a extrema inteligência.

Origem e história da raça

Até hoje ainda não existe uma história oficial sobre como se originou o Chesapeake bay retriever, mas a lenda mais famosa conta que essa raça teve início em 1807, quando um navio inglês naufragou próximo à costa de Maryland, nos EUA. A tripulação inglesa e dois cães da raça Newfoundland foram resgatados das águas geladas por um navio americano. E, como forma de agradecimento, esses cães acabaram sendo dados como presente às famílias que cuidaram da tripulação.

Em suas novas famílias, esses cães se adaptaram muito bem ao novo clima e território e acabaram se acasalando com outras espécies daquela região. Assim, deram origem ao Chesapeak Bay Retriever ou Chessie, como também é conhecido. E, já que apresentaram uma predisposição para permanecer na água, eles foram treinados para a natação e são uma raça de destaque nesta modalidade.

Foi a primeira raça Retriever a ser reconhecida pelo Clube Kennel americano, no ano de 1878. Atualmente, é um cão muito versátil, sendo utilizado tanto na caça, como cão de guarda e em operações de salvamento. 

Convívio e comportamento

Independente e tranquilo, o Chesapeake Bay Retriever é uma raça muito valorizada por sua alegria e felicidade. Alguns podem até ser bem vocais quando estão felizes e latir muito quando demasiadamente alegres. Há inclusive quem diga que o cão sorri, mostrando seus dentes num sorriso bem peculiar!

Junto à família é um animal leal, carinhoso e protetor por natureza.  Apresenta bom temperamento e é bastante apegado aos donos, sendo afável até com as crianças. Mas não lida muito bem com a presença de pessoas estranhas, já que o seu instinto de guarda e proteção é bastante apurado.

Levemente teimoso e com impulso de fazer tudo do seu jeito e no seu próprio tempo, é necessário um leve adestramento quando ainda pequeno. Por esse motivo, convém que seu dono já tenha experiência com esse tipo de comportamento e tenha paciência e firmeza quando se tratar de educar e treinar seu animalzinho.

O Chesapeake Bay Retriever possui um alto nível de energia e atividade e precisa praticar exercícios diariamente. Como atividades, adora caminhada e aprecia muito nadar. Por falar em água, ele não vai hesitar em entrar em lagos, riachos e piscinas quando tiver a oportunidade de fazê-lo.

Saúde e cuidados especiais

De uma maneira geral, Chesapeake Bay Retriever é considerada uma raça relativamente bem saudável. Entretanto está sujeita a apresentar uma série de doenças hereditárias como: displasia coxo-femural, atrofia progressiva da retina, entrópio, doença de von Willebrand tipo 3, torção gástrica, catarata e alopecia regional.

Sua pelagem quase impermeável possui uma textura dupla, importante para manter o cão sempre seco e aquecido. A manutenção desses pelos é mínima, exigindo, principalmente, uma escovação com escova dental curta, apenas uma vez por semana. 

O banho constante deve ser evitado para o cão de raça, por isso o ideal seria intervalos de 3 ou 4 meses entre um banho e outro, sempre utilizando um shampoo adequadamente leve. Banhos frequentes podem acabar com a textura oleosa do pelo e até mesmo prejudicar o subpelo.

A oleosidade dos pelos dessa raça faz com que o cão seque mais rapidamente e permite que ele nade em águas com temperaturas mais frias que outras raças – umas das características mais diferenciais deste cão.

A socialização com outros animais e diferentes pessoas, além do adestramento, devem ser iniciados quando o cão ainda é pequeno, uma vez que os machos podem apresentar comportamentos autoritários durante o crescimento.

Também é importante lembrar que o Chesapeake Bay Retriever não é o tipo de cachorro que gosta de passar o dia todo dentro de casa. É necessário um bom espaço ao ar livre para ele possa se exercitar e atividades físicas regulares.


Outras Notícias sobre Raças