Segunda via de Boletos

Cavalier King Charles Spaniel: Um típico cão de companhia

O Cavalier King Charles Spaniel é um típico cão de companhia, conhecido principalmente pelo temperamento dócil, alegre, gentil e amoroso.  As feições dóceis e suaves do Cavalier King Charles Spaniel são características importantes desta raça. Os olhos grandes e expressivos, muitas vezes são o seu grande destaque.  


5-dicas-para-fotografar-seu-pet-capa

Sua pelagem é sedosa e levemente ondulada, com franjas nas orelhas, peito, patas e cauda. Pode ser encontrado em quatro cores (que possuem nomes diferentes): Príncipe Charles ou tricolor, Rei Charles ou preto com castanho, Rubi ou mogno, e a quarta e mais popular, Blenheim ou castanho com branco.    

Ele não é um cão que come muito, por isso seu peso varia entre 5 e 9 quilos. O Cavalier é pequenino, mas não se deixe enganar por sua aparência frágil. Entre os cães de pequeno porte ele é um dos mais resistentes.   

Um pouco de sua história

Sabiam que o Cavalier King Charles Spaniel já foi um cão de luxo para a realeza?  Esse nome não é um mero detalhe. A raça é originária da Inglaterra e descende dos pequenos Spaniels, como o Pug e Chin japonês.  

O Cavaier foi levado da Europa Continental para a Escócia no ano (aproximadamente) 1500, onde virou moda e se tornou o típico cão de colo da nobreza. Alguns historiadores dizem que os nobres passaram a dormir com seus Cavaiers para que eles atraíssem as pulgas, e assim evitassem doenças no dono como a peste negra.

O Rei Charles II era um grande fã desses cães e, por esse motivo, acabou dando seu nome para a raça. Outro fato curioso fez o Cavalier ganhar destaque: no século XVII ele foi declarado, por decreto oficial do rei D. Carlos II, o mascote da Inglaterra. Mas quando a monarquia caiu, a popularidade do Cavalier caiu também e a raça quase foi extinta.   

Temperamento do Cavalier

Sempre esbanjando simpatia, ele está sempre disposto a fazer novas amizades, tanto com pessoas quanto com outros animais. Ele é muito companheiro e precisa receber atenção e bastante carinho de seus donos. Também é conhecido por adorar crianças e esse amor é recíproco. No caso de convivência com crianças é importante ensiná-las a serem gentis com este cachorro, pois ele é delicado e pode ficar muito triste se não for bem tratado.  

Por ter esse temperamento maravilhoso, a raça é perfeita para quase todos os amantes de cães. O Cavallier não precisa de grandes espaços. Ele consegue viver feliz em qualquer lugar. Tudo o que precisam, assim como outros cães, é de uma boa caminhada diária para se exercitarem e socializarem com pessoas e outros animais.   

Outra característica importante é que, por serem cães de companhia, eles não curtem muito ficar sozinhos. Quando estão entediados, podem desenvolver o hábito de latir demasiadamente. Por isso esta não é a raça mais indicada para quem passa o dia todo fora de casa.   

O Cavalier King Charles Spaniel é muito inteligente e aprende rápido. Estes cães adoram agradar seus donos, por isso é muito fácil adestrá-los. Eles assimilam todos os comandos rapidamente e têm ótima memória. Uma vez ensinados, eles sabem exatamente o que precisam fazer.  

Saúde e cuidados com o Cavalier

Cavaliers vivem, em média, de 9 a 14 anos. Eles são propensos a doenças cardíacas como a válvula mitral. Trata-se uma deterioração da válvula mitral do coração, que causa insuficiência cardíaca, principal causa de morte no Cavalier. A raça é 20 vezes mais propensa a sofrer desta doença do que qualquer outra. Mas ter bons cuidados com a alimentação e o bem-estar do animal já garante que ele fique saudável por bastante tempo.  

É importante levá-lo com regularidade ao veterinário, principalmente quando ele estiver entrando na terceira idade. Um bom acompanhamento médico desde cedo também traz anos de vida a mais para esse companheiro.   

Este cachorro exige escovação regular. Os pelos das orelhas devem receber uma atenção especial, pois são bem finos e mais propensos a ficarem emaranhados e com nós. Os banhos devem ser dados semanalmente para que ele esteja sempre limpinho e cheiroso. Se você mora em um lugar quente este procedimento deve ser seguido à risca, pois os cachorros ficam muito mais incomodados com o calor do que nós.

Se você é fã de “beijos”, fofura e diversão, o Cavalier King Charles Spaniel é definitivamente o cão para certo para você. Ele é o companheiro perfeito: amável, brincalhão, inteligente e gentil.  


Outras Notícias sobre Raças