Segunda via de Boletos

Cão D' Água Irlandês

Sendo o maior dentre todos os spaniels, o cão d'água irlandês é um cão muito inteligente e de aparência resistente e saudável. Seu temperamento audacioso e leal fazem o cão dessa raça ser um verdadeiro companheiro para toda família, mas é a sua alegria e energia que conquista de vez quem está por perto.


C%c3%a3o_d_agua_irlandes

Tem como característica peculiar sua resistência e habilidade com a água, além de sua incrível aptidão para a caça selvagem perto de pântanos e lagos.

Origem e história da raça

Apesar de muitos criadores indicarem o cão d'água irlandês como pertencente a uma linhagem ancestral, o que se sabe é que se trata de uma raça relativamente bem recente. Suas origens são datadas do século XIX, a partir do cruzamento com cães selecionados das raças Poodle, Setter Irlandês e Barbet. Há ainda quem diga que o Cão d’Água Português seria um dos ancestrais mais próximos do Spaniel d’Água Irlandês.

Independente da sua real época de origem, o cão d’água irlandês alcançou o auge de sua popularidade durante o período entre as duas guerras mundiais, quando foi enviado para vários países na Europa e nas Américas.  Durante esse período, também ganhou muito destaque no meio desportivo devido à sua agilidade, rapidez e, claro, suas habilidades aquáticas. Entretanto, apesar da grande popularidade que atingiu, atualmente é um cão bastante raro.

É conhecido como cão d’água irlandês, spaniel d’água irlandês ou irish water.

Comportamento e convívio

O cão d’água irlandês é um cão brincalhão e muito alegre que adora estar no seio familiar. Bem dócil, é bom amigo das crianças, gosta de agradar a todos na família, mas normalmente elege o seu dono como preferência, em especial. Ele é um companheirão muito disposto, ativo e com senso de humor!

Em um primeiro contato, pode parecer um cão de raça bem tímido, mas é muito ativo, apegado aos seus donos e, quando bem exercitado e educado, se relaciona bem com outros animais que convivam com ele desde pequeno. Há de ser ter atenção, pois, se não acostumado, pode ser bem desconfiado e arredio com pessoas e animais desconhecidos. 

É muito dedicado e leal à sua família, entretanto não é considerado um bom cão de guarda, apesar de ter um bom faro e ser resistente e bem corajoso. Em alguns casos, pode latir para alertar sobre algum tipo de perigo, mas nada além disso.

Muito resistente e impetuoso, o cão d’água irlandês às vezes pode se apresentar com um pouco de teimosia, mas se tiver sido educado com firmeza, tornar-se-á um cão equilibrado e agradável, com muito afeto para os seus donos.

É um cachorro que aprecia muito a natureza e estar ao ar livre, por isso o ideal é que viva em uma casa que disponha de belo jardim cercado, no qual possa gastar sua energia e evitar problemas de comportamento.

Saúde e cuidados especiais

A higiene das orelhas é o principal cuidado que se deve ter com a saúde de um cão d'água irlandês, pois problemas de otite são muito comuns nessa raça. Eventualmente, alguns cachorros podem apresentar problemas como displasia de quadril, catarata, displasia folicular e hipotireoidismo.

A pelagem crespa e bem encaracolada exibe cachos naturalmente oleosos e impermeáveis, permitindo que o cão trabalhe na água com bastante facilidade. Mas como a “cabeleira” é muito densa, a tendência é embaraçar e formar terríveis nós com frequência.

A constante perda de pelos é outro fator que faz com que sua pelagem exija cuidados periódicos. A escovação deve ser feita pelo menos 2 a 3 vezes por semana com um pente de aço e com atenção para fazer a retirada dos pelos que já caíram. É indicado aparar frequentemente os pelos no interior das orelhas, em volta dos pés e entre os dedos, para evitar possíveis infecções.

É um cachorro bastante temperamental que precisa de adestramento firme para que possa se tornar um companheiro agradável e amável com o dono. O ideal é começar os treinamentos de obediência bem cedo para evitar que ele cresça querendo fazer coisas do seu próprio jeito. Com inteligência e facilidade em aprender, educá-lo não será uma tarefa tão complicada.

Por ser uma raça muito ativa, o cão d'água irlandês precisa de bastantes exercícios para gastar sua energia e se manter saudável física e mentalmente. Uma hora por dia é o suficiente para evitar que apresente problema de comportamento por excesso de energia acumulada.


Outras Notícias sobre Raças