Segunda via de Boletos

Boxer: A tranquilidade e a coragem em um único cão.

Quase todo mundo conhece esta raça. Muito popular, o Boxer é conhecido como um cão fortinho por causa de seu corpo musculoso. Por trás da aparência um pouco truculenta, ele esconde um temperamento tranquilo e corajoso.


Boxer_capa

Dono de uma personalidade dócil e muito viva, o Boxer pode ser facilmente adestrado, transformando-se em um ótimo membro em lares cheios de crianças, adultos ou idosos. Este cão é muito brincalhão quando filhote e pode manter esta característica ao longo da vida.

Por sua inteligência, é um cão utilizado em alguns países como guia para pessoas com deficiência visual. Trata-se também de um ótimo cão de companhia e, certamente, poderá proteger seu dono com coragem e astúcia.

Apesar de ter alguma sensibilidade a problemas de pele e babar um pouco, o Boxer é uma raça fácil de ser criada. Ele não precisa de longos passeios (nem seria o ideal), banhos excessivos ou treinamento para parar de latir. Por sua natureza, é um cão dócil, amigo e obediente. Saiba mais sobre esta encantadora raça de cachorro.

Breve histórico da raça Boxer

Este cão não é uma raça muito antiga. Sua criação sistêmica remete ao fim do século IXX e sua primeira aparição data da metade deste mesmo século. Na ocasião, foi realizado o cruzamento de um cão conhecido como Bullenbeisser com um Bulldog Inglês. A experiência foi considerada um sucesso visto que a raça resultante exibia uma elegante anatomia, força e inteligência. Este é, afinal, o Boxer que temos hoje em dia.

Os cães da raça Bullenbeisser eram conhecidos por sua agressividade e participavam de caças esportivas a javalis e porcos na Alemanha e Holanda. Este cão também servia para guardar rebanhos de gado.  Tratava-se de um cão demasiado robusto e que metia medo em quem o visse. Está explicada, então, a aparência um pouco truculenta do Boxer.

Nas ultimas décadas do século IXX, o Boxer ganhou a preferência da população por causa de sua aparência também vigorosa, mas um pouco mais delicada. Além disso, notou-se no boxer uma ótima disciplina e lealdade, o que levou o cão a ser popularizado em vários países.

Cuidados com um Boxer

Por ser um cão muito ágil, é necessário realizar atividades físicas regulares, além de impor desafios como corridas, subidas e saltos. O Boxer surpreenderá a todos com suas habilidades. A performance deste cachorro, após treinado, em provas com obstáculos costuma ser muito boa. Inclusive, como a maioria dos cães, é interessante que ele gaste suas energias em passeios e brincadeiras com as crianças (se houver). Assim, ele ficará mais comportado em casa, além de evitar a obesidade.

Porém, não é necessário e nem recomendável realizar passeios muito longos, principalmente em dias quentes. O Boxer possui uma propensão à hipertermia, o que significa que seu corpo pode aquecer demais causando problemas como diarreias e vômitos. Lembre-se, inclusive, de lhe oferecer muita água fresca e comida de boa qualidade.

Este cão possui uma pele sensível e o dono deve estar atento a dermatites e aparecimento de câncer de pele (principalmente nos brancos). O recomendável é realizar o acompanhamento em veterinário ao notar qualquer alteração ou mancha.

Também devido à sua sensibilidade cutânea, há de se ter os devidos cuidados em dias muito quentes ou muito frios. O Boxer não gosta de extremos na temperatura. Por isso, é necessário refresca-lo em dias muito quentes e aquecê-lo com roupinhas em dias frios.

Este cachorro é muito limpo por natureza e precisa de pouco banho. Aliás, é recomendável não banhá-lo com sabonete em demasia por causa de sua pele sensível, evitando, assim, retirar a camada de proteção que se forma naturalmente na superfície da derme. Utilizar produtos próprios para sua pele ou neutros também ajudará a evitar dermatites e desconfortos.

O cãozinho desta raça também baba um pouco. Neste caso, ensiná-lo a não pular nas pessoas logo após comer, por exemplo, é útil. Mas, um pouco de baba com carinho não fará mal ao seu dono, uma vez que o Boxer é um cão muito apegado à família e gosta de estar sempre junto nas brincadeiras.

Enfim, escolhendo um Boxer para sua companhia, pode ter a certeza de ganhar um grande amigo, defensor, corajoso e brincalhão.


Outras Notícias sobre Raças