Segunda via de Boletos

Bichon Frisé: Energia de sobra

Muito confundido com o Poodle, o Bichon Frisé é um cachorro tão fofinho e bonito quanto. Tem pelos enroladinhos como os de um carneiro e é amável e brincalhão como o colega de outra raça.

Saiba mais sobre este afetuoso cachorrinho.


Bichon-frise

Origens do Bichon Frisé

Este cão é considerado de origem franco-belga, tendo sido difundido, em seus primórdios, na Espanha. Esta raça é muito antiga, sendo que seu aparecimento data no século XIV. A confusão das pessoas em relação ao Bichon e ao Poodle deve-se ao fato de o Bichon descender do outro e, realmente, ser muito parecido.

Estes cãezinhos caíram nas graças das famílias aristocráticas por serem fofos e queridos. O nome Frisé remete à sua pelagem cacheada, diferente dos outros Bichons.

Características e diferenças entre Bichon Frisé e Poodle

O Bichon Frisé é um cão pequeno com porte de cabeça alto. Possui olhinhos arredondados, bem escuros e curiosos. Suas orelhinhas são um pouco caídas e possuem fina pelagem. Sua cauda fica um pouco baixa e curvada, sem ser enrolada.

Sua pelagem é fina, macia e largamente encaracolada. Geralmente é puramente branco, mas pode ter manchas beges. Porém, as manchas não podem ultrapassar mais que 10% do corpo. Os filhotes podem ser mais manchadinhos e sua pelagem ir esbranquiçando com o tempo.

As principais diferenças desta raça para o Poodle, seu parente próximo, são:

  • Focinho: no caso do Bichon, o focinho é achatado. O Poodle, por sua vez, possui focinho mais avançado;

  • Cauda: o Bichon possui a cauda curvada para as costas, diferentemente do Poodle;

  • Corpo: o formato do corpo dos Bichons é mais retangular, ao passo que os Poodles possuem corpo mais quadrado;

  • Pelagem: o Bichon é sempre branco, possuindo, no máximo, algumas manchas beges claras. O Poodle pode ser encontrado em várias cores. Além disso, a tosa das duas raças é diferente. No caso do Bichon, o ideal é que o bicho tenha uma pelagem arredondada, parecendo um pompom gigante. O Poodle é tosado com o pelo mais baixo na maior parte do corpo, ficando com os “pompons” de pelos nas patas, cauda e cabeça;

  • Temperamento: o Bichon é mais “infantilizado”, gostando mais de brincadeiras até a fase adulta. Já o Poodle tende a ficar mais comedido com a idade, apesar de também gostar de brincar.

Temperamento e cuidados com o Bichon Frisé

Este cãozinho é um eterno crianção. Isso faz com que mantenha seu espírito ativo e brincalhão, porém requer alguns cuidados em sua educação. O Bichon Frisé precisa ser treinado para fazer suas necessidades no lugar certo, além de aprender a hora e o local adequado para brincadeiras, corridas e pulos.

Sua aparência fofinha prega peças em seus donos, que, ao deixar-se levar pela sua doçura, podem criar um bichinho mimado e mal educado. O Bichon precisa entender desde cedo quem é que manda no pedaço, para que cresça obediente, sem causar problemas à rotina familiar. Deste modo, saberá os limites de suas brincadeiras e ficará muito bem adaptado ao convívio.

Simpático até com estranhos, o Bichon é dócil e se dará bem com qualquer tipo de família, sendo muito recomendado para crianças. Gosta de atenção e de agradar a seus donos. É meigo e carinhoso.

Por causa de sua ótima personalidade, é um cãozinho muito usado em terapias humanas que requerem animais. É ativo e gosta de esportes. Para que o Bichon gaste sua energia e fique mais comedido em casa, é muito interessante ensiná-lo truques e levá-lo para brincar ao ar livre.

Fatores mais do que necessários a qualquer cão, este bichinho precisa de exercícios frequentes e alimentação saudável. Esta raça possui tendência à obesidade, caso não seja adequadamente tratada.

Os cuidados com sua pelagem resumem-se em escovação diária para evitar nós, banhos semanais e tosas, no mínimo, quinzenais. Se lavado ao pet shop, deve-se avisar que se trata de um Bichon Frisé, para ser realizada a tosa padrão da raça, mais arredondada. Seu bichinho parecerá, deste modo, um grande pompom e chamará muito a atenção das pessoas.

O Bichon Frisé é um companheiro muito fofo, carinhoso com seus donos e que adora se sentir amado e parte da família. É uma ótima escolha para as crianças pequenas ou já grandinhas.


Other news Raças