Segunda via de Boletos

Azul Russo: O tímido desconfiado

Com pelos brilhantes e prateados, o Azul russo é um gato que chama muita atenção das pessoas por onde passa. Dotado de personalidade, é muito brincalhão e, ao mesmo tempo, tímido e desconfiado com estranhos. Costuma desenvolver laços fortes com seus companheiros e está sempre em busca de um bom cafuné!


Azul_russo_capa

Quem está buscando um gato para ter dentro de casa, esta raça é, certamente, ótima alternativa para toda a sua família. Além de muito afável, irá agradar a todos somente com seu simples e cativante olhar meigo.

A seguir, conheça um pouco mais sobre o gato da raça Azul Russo e veja por que você precisa ter um em sua casa!


Origem e história da raça

De acordos com relatos de sua história, o Azul Russo é uma raça desenvolvida em regiões de temperaturas quase negativas, principalmente na região da Rússia e da Escandinávia.

Depois de um longo tempo restrita a esses territórios, na década de 1860, a raça começou a ser levada para outras partes da Europa através do comércio realizado no porto de Arcangel, maior cidade que existia no norte da Rússia no século XIX.

A primeira vez que foi visto fora da Rússia, foi quando o um gato Azul Russo esteve (por volta do ano de 1875) no Palácio de Cristal, na Inglaterra, para uma exposição de beleza em uma classe que incluía outros gatos azuis. Inclusive, foi nessa exposição que o felino foi apelidado como gato Arcangel.

Anos mais tarde, durante a revolução comunista na Rússia, a raça também ficou muito conhecida como Foreign Blue (Azul Estrangeiro), apelido que persistiu até meados do século XX, quando o Azul Russo chegou aperto de entrar em extinção.

Para evitar o sumiço total, criadores ingleses começaram um programa de revitalização da raça, cruzando-a com gatos siameses. A ação foi bem sucedida, porém muitos gatos nasceram com um padrão siamês mais acentuado.

Logo, a raça voltou a se tornar popular e passou a ser criada tanto como animal de estimação quanto como gato de exposição.


Comportamento do gato Azul Russo

O gato Azul Russo é considerado muito dócil, equilibrado e bem tranquilo em qualquer ambiente. Gosta de estar em contato com seus donos e sempre elege um membro da família como o seu preferido, normalmente aquele que passa mais tempo em casa.

Muito amigável e notavelmente companheiro, é um excelente gato para pessoas idosas ou pessoas que moram sozinhas. É bem social com outros animais de pequeno porte, mas bem tímido e discreto com as crianças, principalmente com as mais arteiras e agitadas.

O Azul Russo é um gato que consegue se entreter sozinho e passar horas se divertindo somente com seus brinquedos. Mas também adora se distrair saltando pela casa ou escalando móveis e muros. É bom ficar atento!

Trata-se de um companheiro muito brincalhão e ágil, que adora pular e correr para se divertir. Com características de caçador, certamente você o verá com brilhos nos olhos ao caçar pequenos insetos. Também adora passar um tempo escondido para, inesperadamente, realizar um ataque a seus donos. Mas não se preocupe! Esses ataques não passam de uma divertida brincadeira.

Na hora de sair de casa ou passear, ele não gosta de ser guiado ou conduzido por coleiras. Ele prefere estar sempre solto e será bem mais feliz assim!

O felino dessa raça é muito inteligente sabe receber ordens e obedecê-las, assimilando bem as informações. Por isso, é fácil educá-lo e ele raramente cometerá várias vezes o mesmo erro, como por exemplo, fazer suas necessidades em local indevido.

É um gato antialérgico, pois, não possui as enzimas que causam alergia em seus pelos.


Saúde e cuidados básicos com o gato Azul Russo

O gato Azul Russo tende a ser muito resistente e não possui propensão a apresentar qualquer tipo de problema de saúde genético ou mesmo crônico. Por esse motivo, possui uma expectativa de vida bastante alta.

Normalmente, sua pelagem é fina e curta, estando disposta em uma capa dupla que dá à raça uma aparência mais felpuda, bastante característica. É recomendado fazer uma escovação regular, sempre em direção contrária e com o pelo levantado, para que ele não fique muito liso.

Já conhecidos por realizarem sua higiene pessoal, gatos se limpam com frequência e isso dispensa banhos frequentes no seu Azul Russo, devendo ter uma rotina mensal.


Other news Raças