Segunda via de Boletos

5 Raças de gato mais raras

Gosta de animais exóticos? Então você vai adorar conhecer estes bichanos que são verdadeiras raridades em todo o mundo. Tratam-se de raças raras de gato que, por terem sofrido cruzamentos genéticos variados, resultaram em espécimes bem diferenciadas.


5_ra%c3%87as_de_gato_mais_raras_capa

Nem todos estão dentro de um padrão estético comum, digamos, no estilo gatinho fofinho. Há gatos pelados ou então, com olhos muito grandes e partes do corpo desproporcionais. Há até um bichano com dois olhos de cores diferentes.

Conheça mais sobre estes gatinhos difíceis de serem encontrados.

5) Persa teacup

“Teacup”, em inglês, significa “xícara de chá”. Este nome foi dado à raça pelo motivo de ser um animal muito pequenininho. Trata-se de uma versão em miniatura dos conhecidos gatos persas. É um bichinho muito popular e admirado, pois, por ser pequeno e peludinho, tem aparência muito fofa e delicada.

O motivo para seu tamanho não é um defeito ou mutação genética. O Teacup é o resultado da cruza de vários gatos persas de pequeno porte por natureza.

Sua aparência é como a de um persa, com a cara achatada e pelo comprido com aspecto fofo. Eles não chegam a pesar mais de 3 quilos nem em fase adulta. Sua altura não chega a 20 cm.

Por ser descendente de persas, este gatinho tem propensão a algumas doenças próprias da raça como problemas nas vias urinárias, alguns tipos de câncer e lúpus.

4) Munchkin

São como gatos anões. Os exemplares da raça Munchkin possuem uma mutação genética que impede que suas pernas se desenvolvam. Por isso, este gato chega à idade adulta com um encurtamento das patas, deixando-o baixinho.

O nome de seu problema é acondroplasia. Esta característica traz propensão a problemas de coluna e os impedem de correr como os outros gatos. Porém são animais que podem ser criados de maneira feliz e sadia, sem problemas. A exceção é quando nascem com duas cópias do gene Munchkin. Neste caso, o bichinho não sobrevive.

Por isso, tornou-se um gato raro cujos donos usam para participar de competições de beleza e pureza de raças.

Um cuidado especial com este gatinho é o acompanhamento da situação de sua coluna, que pode ser forçada devido à falta de apoio suficiente nas perninhas curtas.

3) Pixie-Bob

Raça de gato grande. Foi criado através do cruzamento de gatos “vira-latas” e felinos selvagens. Mesmo assim, é uma raça domenticada.

Têm aparência mais natural (se parecem com linces), porém é um gato de personalidade singular. Eles gostam de obedecer aos donos e são muito inteligentes. Miam pouco e podem gostar até de coleiras.

2) Minskin

Mais um gato no estilo “anão”, o Minskin é muito pequeno e tem aparência de ser um animal frágil. Ele é um descendente do Sphynx, um gato considerado raríssimo (e que será o assunto do próximo tópico), com uma mistura do pequeno Munchkin (já falamos dele acima).

Ele puxou a falta de pelos do Sphynx e o tamanho do Munchkin. Então, é como se fossem Sphynx anões.

Trata-se de uma raça novata, criada em meados de 1998. Os exemplares foram aumentando, porém, ainda é uma raça considerada rara, mundialmente.

1) Sphynx

Não é um gato considerado bonito, esteticamente falando (porém, há gosto para tudo). Trata-se de um animal extremamente exótico e fora do padrão comum de gato. Este felino possui pelos curtíssimos, tanto é que são considerados animais sem pelos, o que os torna um tanto quanto bizarros.

Uma curiosidade: Sphynx significa “esfinge”. Talvez tenha recebido este nome por lembrar este tipo de escultura. Relata-se que o primeiro gato desta raça morreu sem procriar. Mas, depois disso, apareceram uma gata com filhotes, em meados de 1967, na Inglaterra.

Este tipo de gato precisa tomar banho pelo menos uma vez por semana, pois sua pele possui a capacidade de fabricar um óleo protetor (visto que a pele quase sem pelos é muito sensível em um gato). Este óleo possui um cheiro característico que pode se transformar num odor forte.

A raça está propensa a alergias e outros problemas de pele. Portanto, quem quiser possuir um animal destes, deverá cuidar bem de sua pele.


Gostou destes bichinhos? Saiba que se tratam de animais caros e indicados para especialistas em gatos. Porém, nada impede que qualquer amante de felinos possua gatinhos assim.


Outras Notícias sobre Curiosidades